Cursos

Curso Básico de Escalada em Rocha

A finalidade do Curso Básico de Escalada em rocha é tornar claras ao iniciante as principais técnicas utilizadas para a escalada em rocha e domínio de equipamentos e segurança.

O curso básico é ministrado em cinco aulas, sendo uma teórica e quatro práticas, totalizando 40hs de curso.

Detalhes do curso acesse o link Escalada básico.

.

.

.

Curso de Avançado de Escalada em Rocha

O Curso Avançado de Escalada em rocha é indicado para pessoas que tem experiência em escalada esportiva e querem iniciar a escalada móvel, tradicional e grandes paredes.

O curso avançado é ministrado em cinco aulas, sendo uma teórica e quatro práticas, totalizando 40hs de curso.

Detalhes do curso acesse o link Escalada avaçada

.

.

.

O bom andamento dos cursos depende do desenvolvimento de cada aluno e do comprometimento em relação ao conteúdo e técnicas abordados.

Após o término dos cursos haverá uma avaliação do aluno pelo instrutor.

Temos ainda o compromisso de ficar a disposição dos ex-alunos para qualquer consulta referente as técnicas de escalada em rocha.

.

.

Quem ministra os cursos:

Marcus ‘Rufino’, 35 anos, montanhista profissional, guia de montanha, alpinista industrial, que está interagindo com as montanhas, matas e rios desde os 11 anos de idade. Escalador em rocha há 12 anos tendo conquistado mais de 100 vias entre esportivas, móveis tradicionais e Big Walls. Dentre elas se destacam: a conquista da 1a. via de escalada do Pico São Luiz – caraça/MG, “Face Leste” (VI 7c E3) – 280 metros; da via “Sociedade Alternativa” (VI 7c E3 A1), 650 metros, Pico do Baiano; da via “Metamorfose Ambulante” (VI 7º A3 E4) – 750 metros, o primeiro Big Wall do Pico do Baiano. Repetição das vias “Obra do Acaso” (V 7º A0 E3) – 650 metros, “Odisséia ao Crepúsculo” (V 7º A1 E4) – 750 metros e “Crime e Castigo” (V 6º A0 E4) – 750 metros, na mesma montanha. Membro da primeira equipe a atingir o cume da pedra do Fritz escalando em Nanuque/MG. Abrindo a via variante “Micafrak  de 3 Pontas” em estilo Big Wall (VII 8º A2+ E3) – 480 metros. Conquista de primeira via de escalada do Cânion do Peixe Tolo em Conceição do Mato Dentro, via “Platô Tibetano” (VIl 7c E4) – 280 metros. Repetição dos Big Walls: via “Hidronotopo” na cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro/MG; via “Equinócio” na Pedra da Baleia em São Domingos do Prata/MG e via “Aonde o vento faz a curva” na Pedra Riscada em São José do Divino/MG.

Gustavo ‘Tigrão’, 34 anos, montanhista, biólogo e escalador desde 1993. Conquistou mais de 100 vias. Entre suas principais conquistas estão: a face norte da Pedra Riscada, maior parede rochosa brasileira, no nordeste de Minas Gerais, com 1100 metros extensão. Conquistou, em parceria com Marcus Vinicius, duas vias com mais de 650 metros na face leste do Pico do Baiano, Serra do Caraça, MG. Uma delas é considerada o único Big Wall dessa imponente parede. Implementou e conquistou as principais vias da Pedra do Ita-Marãen, em Barão de Cocais, MG. A Pedra do Ita-Marãen é considerada atualmente a Meca da escalada nacional e está cotada como um dos principais pólos de escalada do Brasil. Escalou a cachoeira do Tabuleiro, pela via “Hidronotopo”. Escalou a via “Platô Tibetano” no cânion do Peixe Tolo, considerada uma das mais difíceis escaladas do estado. Trabalha com licenciamento ambiental, faz parte da Associação Mineira de Escalada e ocupa o cargo de Diretor de Meio Ambiente da Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (FEMEMG).