“Minas Gerais é o futuro do montanhismo brasileiro” – Programa Zona de Impacto – SporTV

Por Marcus Vinicius “Rufino”

O número de praticantes de escalda cresce diariamente, pois tão grande é o fascínio por este esporte. Academias bem equipadas, com professores qualificados tem grande contribuição, mas as novas vias e os novos picos para prática elevam este prazer sendo praticado junto a natureza.

Há 25 anos quando começaram a se formar os primeiros escaladores mineiros, era possível contar nos dedos o número de praticantes. Eram um grupo bem restrito, geralmente estudantes de biologia, geologia e admiradores da natureza. Hoje este grupo se multiplicou centenas de vezes, você pode se deparar com todos os tipos de escaladores.

A escalada que vejo hoje é bem democrática, são muitos estilos e cada um se identifica com o seu. Aqui em Minas, querendo é só escalar. É importante manter o respeito, se o escalador quer escalar só boulder bem, só parede, bem também, “cada um no seu quadrado”.

Voltando a escalada em rocha, e ao porque de Minas Gerais ser o futuro do montanhismo brasileiro, gostaria de destacar alguns picos abertos nos últimos anos que valorizaram ainda mais a escalada mineira, a começar pela Lapa do Seu Antão, que inovou direcionando a uma escalada de “lazer”; as novas vias conquistadas na Serra do Cipó; na Serra da Bocaína; em Cambotas, com longas vias esportivas e tradicionais; em Ferros, com mais de 100 novas vias em aderência; no Baiano, com vias longas e novos projetos; na Serra do Garimpo, com potencial incrível ainda pouco explorado; na Pedra Vermelha; na Parede Romana; na Vila de Tabuleiro, já se consolidando um campo escola local, com imenso destaque destaque para a mais recente conquista no paredão da Cachoeira de Tabuleiro e novas investidas na Pedra Riscada. Nem todas as opções de escalada e locais foram destacados aqui, pois são muitos.

Muitas paredes virgens esperando desbravadores, diversidade e qualidade de rocha em todos os estilos e gostos, do Boulder ao Big Wall, fazem Minas, hoje, ser a menina dos olhos de todo escalador do Brasil e outras parte do mundo. Identificando esta oportunidade o programa Zona de Impacto da SporTV esteve por aqui gravando um matéria com este mesmo título, na Serra de Cambotas e Lapa do Antão, abordando a escalada tradicional e esportiva, respectivamente. Assista o link da reportagem.

Deixe um comentário